VOLTAR AO ÍNICIO RECENSÕES BLOGS MPEL


The Era of Online Learning | TED Talks - UCSD




PLANO DE CURSO 2019-2021



Mestrado em Pedagogia do E-Learning

Departamento de Educação e Ensino a Distância



ELENCO PROGRAMÁTICO RESUMIDO DO ANO INICIAL:  


EDUCAÇÃO E SOCIEDADE EM REDE

Docente:
António Moreira Teixeira

Conteúdos:
I. O Fenómeno da Cibercultura
II. A “Virtualização” das Relações Sociais
III. A Rede como Interface Educativo
IV. A Abertura e Partilha do Conhecimento

Bibliografia:

Baudrillard, J. (2001) Simulacros e Simulação. 2ª edição. Lisboa: Relógio d’Água.

Blake, N. e P. Standish (orgs.) (2000) Enquiries at the Interface: Philosophical Problems of Online Education. Oxford: Blackwell Publishers.

Castells, M. (2003) A Sociedade em Rede. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Vol. 1, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Lévy, P. (2000) Cibercultura. Lisboa: Piaget.

Virilio, P. (1993) A Inércia Polar. Lisboa: D. Quixote.





MATERIAIS E RECURSOS PARA E-LEARNING

Docente:
Ana Maria de Jesus Ferreira Nobre

Conteúdos:
I. Recursos Educacionais Abertos - OERs
II. Seleção e Utilização de Recursos Educacionais Abertos
III. Produção de Recursos Educacionais Abertos

Bibliografia:

Gurell, S. & Wiley, D. (2008). OER Handbook for Educators 1.0 [Wiki]. http://wikieducator.org /

Weller, M. (2010). Big and Little OER. In Open Ed 2010 Proceedings. Barcelona: UOC, OU, BYU. http://hdl.handle.net/10609/4851.

Wiley, David (27-09-2011). On OER – Beyond Definitions. Iterating toward openness.

Yuan, Li; Macneill, Sheila; & Kraan, Wilbert (2008). Open Educational Resources – Opportunities and Challenges for Higher Education. http://wiki.cetis.ac.uk/images/0/0b/OER_Briefing_Paper.pdf





MODELOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Docente:
Lina Morgado

Conteúdos:
I. Os Fundamentos e os Pioneiros da Educação a Distância
II. A Educação Online e os modelos emergentes

Bibliografia:

Anderson, T.( 2011). Three Generations of Distance Education Pedagogy, IRRODL, vol 12, 3, pp.1-10

Anderson T. (2008). (Ed)Theory and Practice of Online Learning, Athabasca Univ. Press

Garrison, R. (2000).Theoretical Challenges for Distance Education in 21st Century: A shift from structural to transactional issues, IRRODL, 1,1-17

Morgado, L. (2011).Personalization and Openness through Social Media, Wankel, C. (Ed). Educating Educators with Social Media, 133–149, Emerald Group Publishing Limited: UK

Olaf Zawacki-Richter, Anderson, T. (2014). Online Distance Education: Towards a Research Agenda, Athabasca Univ. Press





INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MPEL)

Docente:
Luísa Aires


Conteúdos:
I. Natureza e características da investigação em educação
II. O processo de investigação
III. Modalidades de investigação/Desenhos de investigação
IV. Técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados de dados

Bibliografia:

Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação. Lisboa: Edições ASA.

Azevedo, R. (2011). Projetos Educativos: elaboração, monitorização e avaliação. Guião de apoio. Agência nacional para a IP (Disponível online).

Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bodgan, R. & Biklen, S. K. (1994/2013). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Creswell, J. W. (2013). Research Design: Qualitative, Quantitaive e Mixed Methods Approaches. London: SAGE.

Coutinho, C.P. (2013). Metodologias de investigação em Ciências Sociais e Humanas. Teoria e prática. Coimbra, Almedina.

Garrison, D. R. & Arbaugh, J. B. (2007). Researching the community of inquiry framework: review, issues, and future directions. Internet and Higher Education, 10, 157-172.

Guerra, I. C. (2007). Fundamentos e processos de uma Sociologia de Acção. Estoril: Princípia.

Guerra, I. C. (2006). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Estoril: Princípia.

Maroco, João (2007). Análise estatística com utilização do SPSS, Lisboa: Edições Sílabo.

Pedro, E. R. (1997). Análise Crítica do Discurso, Lisboa: Editorial Caminho.

Oliveira, I. & Henriques, S. (Orgs.) (2017). Investigação-Ação nas práticas de liderança educacional / Action research in scholar leadership practices; Lisboa: UAb – ebook.

Silva, P. (2003). Etnografia e educação, Porto: Profedições.

Stake, R. E. (2009). A arte da investigação com Estudos de Caso, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Tuckman, Bruce (2012). Manual de investigação em educação, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Outros recursos disponibilizados no espaço da UC.

Recursos abertos (REA’s), como por exemplo, Luísa Aires, J. Amado, Clara Coutinho, J. P. Ponte…Anderson, T.( 2011). Three Generations of Distance Education Pedagogy, IRRODL, vol 12, 3, pp.1-10





PROCESSOS PEDAGÓGICOS EM E-LEARNING

Docente:
Lina Morgado

Conteúdos:
I. A Pedagogia do eLearning
II. Personal Learning Environments
III. Desenho da aprendizagem online

Bibliografia:

Anderson, Terry & Dron, Jon (2011). Three generations of distance education pedagogy. IRRODL. http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/890 ou tradução versão brasileira de João Mattar.

Anderson, Terry (2008). Teaching in an Online Learning Context. In Anderson, Terry (Ed), Theory and Practice of Online Learning. Athabasca University: Au Press (2ª Edição). http://www.aupress.ca/books/120146/ebook/14_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf.

Morgado, L. (no prelo). O papel do Professor Online na aprendizagem em rede.

Morgado, L (2011). The networked-class: Personalization and Openess through social media, Wankel, C (Ed). Educating Educators with social media, Emerald Group Publishing: United kingdom.

Recursos Digitais multimédia fornecidos online na UC





AVALIAÇÃO EM ELEARNING

Docente:
Lúcia Amante

Conteúdos:
I. Avaliação: Significados, funções e conceitos;
II. Avaliação Pedagógica: Atuais perspetivas;
III. Avaliação Pedagógica Digital em contextos de Elearning;
IV. Instrumentos de avaliação Pedagógica em contextos de Elearning;
V. Procedimentos e Critérios de Avaliação Pedagógica em Contexto Online.

Bibliografia:

Gomes, M.J. et al. (2012).Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal: Primeiros resultados. Linhas, Vol. 13, Nº 2, Univ. de Santa Catarina, Florianópolis.

Pereira, A. et al.(2010). A Cultura da Avaliação: que dimensões?Atas da Conferência Internacional TICeduca, Univ. Lisboa.

Amante, L. (2009). Avaliação das Aprendizagens em Contexto Online: O E-portefólio como Instrumento Alternativo. Atas da VI Conferência Internacional das TIC na Educação

Vonderwell, S, L. et al. (2007). Asynchronous Discussions and assessment in Online Learning,Journal of Research on Technology in Education, 39 (3), 309-323.





METODOLOGIA DE PROJETO EM ELEARNING

Docente:
Branca Miranda

Conteúdos:
I - Conceito de Projeto
II- Fases de um projeto de eLearning em Educação
II - Avaliação de projetos educacionais

Bibliografia:

Anderson, T. (2005). Design-based research and its applications to a call centre Innovation in distance Education. In Canadian Journal of Learning and Technology, V. 31(2) Winter / hiver.

Coutinho, C., Sousa, A., Dias, A., Bessa, F., Ferrreira, M. e Vieira, S. (2009). Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas. In Psicologia Educação e Cultura, V. XIII, nº 2, pp. 455-479.

Design-Based Research Collective (2003) Design-Based Research: na emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, Vol. 32, Nº 1, pp. 5-8.

Miranda, B e Cabral, P (2011). Projetos de Intervenção Educativa. Polic. (Ponte, J. P., Brunheira, L, Abrantes, P. e Bastos, R. (1998). Projetos educativos. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação.

Bardin, L. (1995). Análise de Conteúdo, Lisboa: Edições 70.





AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Docente:
José António Marques Moreira

Conteúdos:
Tema 1. Exploração de ferramentas Web 2.0 para a Criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Tema 2. Plataformas LMS e CMS, Jogos e Redes
Tema 3. Seleção e Criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Bibliografia:

NMC (2013). Horizon Report, Austin, Texas: The New Media Consortium


A fornecer online