The Era of Online Learning | TED Talks - UCSD
PLANO DE CURSO 2019-2021
Mestrado em Pedagogia do E-Learning Departamento de Educação e Ensino a Distância |
ELENCO PROGRAMÁTICO RESUMIDO DO ANO INICIAL:
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE EM REDE
Docente:
António Moreira Teixeira
Conteúdos:
I.
O Fenómeno da Cibercultura
II.
A “Virtualização” das Relações Sociais
III.
A Rede como Interface Educativo
IV.
A Abertura e Partilha do Conhecimento
Bibliografia:
Baudrillard,
J. (2001) Simulacros e Simulação. 2ª edição. Lisboa: Relógio d’Água.
Blake,
N. e P. Standish (orgs.) (2000) Enquiries at the Interface: Philosophical
Problems of Online Education. Oxford: Blackwell Publishers.
Castells,
M. (2003) A Sociedade em Rede. A Era da Informação: Economia, Sociedade e
Cultura, Vol. 1, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Lévy,
P. (2000) Cibercultura. Lisboa: Piaget.
Virilio,
P. (1993) A Inércia Polar. Lisboa: D. Quixote.
MATERIAIS E RECURSOS PARA E-LEARNING
Docente:
Ana Maria de Jesus Ferreira Nobre
Conteúdos:
I.
Recursos Educacionais Abertos - OERs
II.
Seleção e Utilização de Recursos Educacionais Abertos
III.
Produção de Recursos Educacionais Abertos
Bibliografia:
Gurell,
S. & Wiley, D. (2008). OER Handbook for Educators 1.0 [Wiki].
http://wikieducator.org /
Weller,
M. (2010). Big and Little OER. In Open Ed 2010 Proceedings. Barcelona: UOC, OU,
BYU. http://hdl.handle.net/10609/4851.
Wiley,
David (27-09-2011). On OER – Beyond Definitions. Iterating toward openness.
Yuan,
Li; Macneill, Sheila; & Kraan, Wilbert (2008). Open Educational Resources –
Opportunities and Challenges for Higher Education.
http://wiki.cetis.ac.uk/images/0/0b/OER_Briefing_Paper.pdf
MODELOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Docente:
Lina Morgado
Conteúdos:
I.
Os Fundamentos e os Pioneiros da Educação a Distância
II.
A Educação Online e os modelos emergentes
Bibliografia:
Anderson,
T.( 2011). Three Generations of Distance Education Pedagogy, IRRODL, vol 12, 3,
pp.1-10
Anderson
T. (2008). (Ed)Theory and Practice of Online Learning, Athabasca Univ. Press
Garrison,
R. (2000).Theoretical Challenges for Distance Education in 21st Century: A
shift from structural to transactional issues, IRRODL,
1,1-17
Morgado,
L. (2011).Personalization and Openness through Social Media, Wankel, C. (Ed).
Educating Educators with Social Media, 133–149,
Emerald Group Publishing Limited: UK
Olaf
Zawacki-Richter, Anderson, T. (2014). Online Distance Education: Towards a
Research Agenda, Athabasca Univ. Press
INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MPEL)
Docente:
Luísa Aires
Conteúdos:
I.
Natureza e características da investigação em educação
II.
O processo de investigação
III.
Modalidades de investigação/Desenhos de investigação
IV.
Técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados de dados
Bibliografia:
Afonso,
N. (2005). Investigação Naturalista em Educação. Lisboa: Edições ASA.
Azevedo,
R. (2011). Projetos Educativos: elaboração, monitorização e avaliação. Guião de
apoio. Agência nacional para a IP (Disponível online).
Bardin,
L. (1995). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bodgan,
R. & Biklen, S. K. (1994/2013). Investigação qualitativa em educação: Uma
introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Creswell,
J. W. (2013). Research Design: Qualitative, Quantitaive e Mixed Methods
Approaches. London: SAGE.
Coutinho,
C.P. (2013). Metodologias de investigação em Ciências Sociais e Humanas. Teoria
e prática. Coimbra, Almedina.
Garrison,
D. R. & Arbaugh, J. B. (2007). Researching the community of inquiry
framework: review, issues, and future directions. Internet and Higher
Education, 10, 157-172.
Guerra,
I. C. (2007). Fundamentos e processos de uma Sociologia de Acção. Estoril:
Princípia.
Guerra,
I. C. (2006). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Estoril: Princípia.
Maroco,
João (2007). Análise estatística com utilização do SPSS, Lisboa: Edições
Sílabo.
Pedro,
E. R. (1997). Análise Crítica do Discurso, Lisboa: Editorial Caminho.
Oliveira,
I. & Henriques, S. (Orgs.) (2017). Investigação-Ação nas práticas de
liderança educacional / Action research in scholar leadership practices;
Lisboa: UAb – ebook.
Silva,
P. (2003). Etnografia e educação, Porto: Profedições.
Stake,
R. E. (2009). A arte da investigação com Estudos de Caso, Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian.
Tuckman,
Bruce (2012). Manual de investigação em educação, Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian.
Outros
recursos disponibilizados no espaço da UC.
Recursos
abertos (REA’s), como por exemplo, Luísa Aires, J. Amado, Clara Coutinho, J. P.
Ponte…Anderson, T.( 2011). Three Generations of Distance Education Pedagogy,
IRRODL, vol 12, 3, pp.1-10
PROCESSOS PEDAGÓGICOS EM E-LEARNING
Docente:
Lina Morgado
Conteúdos:
I.
A Pedagogia do eLearning
II.
Personal Learning Environments
III.
Desenho da aprendizagem online
Bibliografia:
Anderson,
Terry & Dron, Jon (2011). Three generations of distance education pedagogy.
IRRODL. http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/890 ou tradução
versão brasileira de João Mattar.
Anderson,
Terry (2008). Teaching in an Online Learning Context. In Anderson, Terry (Ed),
Theory and Practice of Online Learning. Athabasca University: Au Press (2ª Edição).
http://www.aupress.ca/books/120146/ebook/14_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf.
Morgado,
L. (no prelo). O papel do Professor Online na aprendizagem em rede.
Morgado,
L (2011). The networked-class: Personalization and Openess through social
media, Wankel, C (Ed). Educating Educators with social media, Emerald Group
Publishing: United kingdom.
Recursos
Digitais multimédia fornecidos online na UC
AVALIAÇÃO
EM ELEARNING
Docente:
Lúcia Amante
Conteúdos:
I.
Avaliação: Significados, funções e conceitos;
II.
Avaliação Pedagógica: Atuais perspetivas;
III.
Avaliação Pedagógica Digital em contextos de Elearning;
IV.
Instrumentos de avaliação Pedagógica em contextos de Elearning;
V.
Procedimentos e Critérios de Avaliação Pedagógica em Contexto Online.
Bibliografia:
Gomes,
M.J. et al. (2012).Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal: Primeiros
resultados. Linhas, Vol. 13, Nº 2, Univ. de Santa Catarina, Florianópolis.
Pereira,
A. et al.(2010). A Cultura da Avaliação: que dimensões?Atas da Conferência
Internacional TICeduca, Univ. Lisboa.
Amante,
L. (2009). Avaliação das Aprendizagens em Contexto Online: O E-portefólio como
Instrumento Alternativo. Atas da VI Conferência
Internacional das TIC na Educação
Vonderwell,
S, L. et al. (2007). Asynchronous Discussions and assessment in Online Learning,Journal of Research on Technology in Education, 39 (3), 309-323.
METODOLOGIA DE PROJETO EM ELEARNING
Docente:
Branca Miranda
Conteúdos:
I
- Conceito de Projeto
II-
Fases de um projeto de eLearning em Educação
II
- Avaliação de projetos educacionais
Bibliografia:
Anderson,
T. (2005). Design-based research and its applications to a call centre
Innovation in distance Education. In Canadian Journal
of Learning and Technology, V. 31(2) Winter / hiver.
Coutinho,
C., Sousa, A., Dias, A., Bessa, F., Ferrreira, M. e Vieira, S. (2009).
Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas
educativas. In Psicologia Educação e Cultura, V. XIII, nº 2, pp. 455-479.
Design-Based
Research Collective (2003) Design-Based Research: na emerging paradigm for
educational inquiry. Educational Researcher,
Vol. 32, Nº 1, pp. 5-8.
Miranda,
B e Cabral, P (2011). Projetos de Intervenção Educativa. Polic. (Ponte, J. P.,
Brunheira, L, Abrantes, P. e Bastos, R. (1998).
Projetos educativos. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da
Educação.
Bardin,
L. (1995). Análise de Conteúdo, Lisboa: Edições 70.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Docente:
José António Marques Moreira
Conteúdos:
Tema
1. Exploração de ferramentas Web 2.0 para a Criação de Ambientes Virtuais de
Aprendizagem
Tema
2. Plataformas LMS e CMS, Jogos e Redes
Tema
3. Seleção e Criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Bibliografia:
NMC
(2013). Horizon Report, Austin, Texas: The New Media Consortium
A
fornecer online