Proposta de "Produção de um Recurso Digital":
Apesar das complicações e obrigações da vidinha, acabei por imaginar a proposta de um REA (Recurso Educativo Aberto) e em simultâneo acabei por o criar por inteiro para uso em situação real de ensino-aprendizagem mas com conteúdos distintos dos tratados nesta nossa unidade - irá servir-me para as aulas de Geografia em Arraiolos...
Em verdade, a imaginação da proposta veio depois da criação do tal REA - e, apesar da designação pomposa, é apenas um «recurso digital» absolutamente simples.
Por causa da sua simplicidade rústica, optei por explorar os recursos das páginas Blogspot e usá-las em situação de aula com avaliação formal e em forma de papel - agrada-me a misturada de elearning com ensino mais tradicional.
1. Tópico de trabalho:
A ideia foi aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica na localização, descrição e compreensão de lugares.
Conforme ao programa de Geografia que sugere "Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para as questões de «localização» a investigar, incluindo mapas, fotografia e videos aéreos e SIG (por exemplo Google Earth, Google Maps, etc.)".
2. Ferramentas propostas:
Criar uma Página Blogspot para posterior adaptação.
Blogger, Google Maps e Youtube. As ferramentas REA escolhidas a articular no blog garantem qualidade de conteúdos e são sobretudo gratuitas e de acesso livre.
O blog será adaptado de modo a funcionar como uma página simples e de elevada legibilidade.
Não possuirá a dinâmica de um «diário online».
3. Enquadramento pedagógico:
O «blog adaptado» servirá para uso em sala de aula, devendo permitir a consulta da internet mas também a escrita em papel.
A avaliação formal dos alunos será individual e em formato papel.
A estratégia pedagógica é mista: metodologias e recursos tradicionais são articulados com processos próprios das «aprendizagens significativas» implementadas por um REA.
4. Atributos do REA a construir:
1. Título da página: Portugal Visto do Céu | Concurso escolar de geografia.
2. Subtítulo: Estudantes de geografia exploram filmagens aéreas do território nacional.
3. URL: https://vendo-portugal.blogspot.com
4. Recursos: Blogspot; Google Maps; canal youtube: Portugal visto do Céu.
5. Avaliação: Tradicional; respostas a redigir por alunos em formato papel
- - - - - - - - -
Referências Bibliográficas:
Wiley, David (1998). "Conteúdo Aberto". OpenContent.org. Consultado a 18-11-2019 em https://www.opencontent.org/definition/
Gomes, M. (2005) - Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05. Leiria, pp. 311-315. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf. Acesso em 9/09/2016.
Sem comentários:
Enviar um comentário