Selecção comentada de 2 repositórios de REA e planificação do seu uso em actividades de aprendizagem - duas aulas de Geografia, dois REA

MATERIAIS E RECURSOS PARA E-LEARNING


Tabulação interactiva do Google Earth Online em https://www.google.com/intl/pt-PT/earth


1. Esclarecendo o que são repositórios de recursos educacionais abertos  

A presente selecção de 2 repositórios digitais de materiais educativos foi pensada para o público jovem a frequentar o ensino presencial obrigatório, no caso alunos de Geografia. Consideramos o seu uso em sala de aula ou um posterior uso doméstico de revisitação das aprendizagens.

Para delimitar sumariamente o que é um REA, David Wiley [1] mentor das licenças Creative Commons propôs a política dos 5R:
Reter - o direito de fazer, possuir e controlar cópias do conteúdo (por exemplo, baixar, duplicar, armazenar e gerenciar). 
Reutilizar - o direito de usar o conteúdo de várias maneiras (por exemplo, em uma classe, em um grupo de estudo, em um site, em um vídeo). 
Reeditar - o direito de adaptar, ajustar, modificar ou alterar o próprio conteúdo (por exemplo, traduzir o conteúdo para outro idioma). 
Remisturar - o direito de combinar o conteúdo original ou revisado com outro material para criar algo novo (por exemplo, incorporar o conteúdo em um mashup). 
Redistribuir - o direito de compartilhar cópias do conteúdo original, suas revisões ou remixes com outras pessoas (por exemplo, dê uma cópia do conteúdo a um amigo).


2. O REA: Google Earth  

O Google Earth [GE] [2] é um software gratuito que usa imagens de satélite com elevada qualidade para grandes escalas. Os seus ficheiros chamam-se kml e transformam o Google Earth num imenso SIG [Sistema de Informação Geográfica] que ao qual podemos acrescentar conteúdo, usar ou reutilizar conteúdo – uma base de dados georreferenciados a um lugar geográfico. Na sua missão podemos ler:


 O Google Maps e o Google Earth permitem que o Utilizador visualize e utilize uma variedade de conteúdos, incluindo dados de mapas e de terreno, imagens, fichas de empresas, trânsito, comentários e outras informações relacionadas, fornecidas pela Google, pelos seus licenciadores e pelos seus utilizadores. [3] 

 O código de programação e os metadados, videogramas, informações ou fotografias exibidos GE são propriedade da Google mas podem ser utilizados livremente exceto os usos comerciais que obrigam à compra de licenças.

Apreciação 5R: 
Reter: livre  mas relativo aos parâmetros de partilha pública da Google Inc.  
Reutilizar: livre  mas relativo aos parâmetros de partilha pública da Google Inc.
Reeditar: livre mas relativo aos parâmetros de partilha pública da Google Inc.  
Remisturar: livre mas relativo aos parâmetros de partilha pública da Google Inc.  
Redistribuir: livre com excepção de uso comercial

2.1. Google Earth no ensino secundário – uma aula de Geografia  

Planificação de uma actividade com uso do REA Google Earth:

1. Sumário:
A heterogeneidade espacial das estruturas agrárias em Portugal e os fatores explicativos. 
Realização de exercícios no Sistema de Informação Geográfica: Google Earth.

2. Conteúdos programáticos:
As áreas rurais em mudança: As fragilidades dos sistemas agrários.

3. Questões motivadoras:
Quais as características do Sistema Agrário das diferentes regiões agrárias seleccionadas? 
Quais as diferenças espaciais das estruturas agrárias? 

4. Objetivos:
Reconhecer as desigualdades espaciais das estruturas agrárias. 
Descrever os fatores explicativos da heterogeneidade espacial das estruturas agrárias.

5. Estratégias metodológicas: 
Exploração do Atlas de Portugal (Instituto Geográfico de Portugal, 2005) 
Exploração do Google Earth para a análise da estrutura agrária das diferentes regiões agrárias. 
Realização da Ficha (elaborada pelo professor): “As principais estruturas fundiárias das explorações agrícolas nacionais”. 

6. Conceitos: 
Estrutura agrária 
Estrutura fundiária 
Região agrária 

7. Recursos materiais:
Atlas de Portugal 
Ficha de questões 
Computadores com o Google Earth  
Internet 

8. Avaliação: 
Observação direta na sala de aula:
- participação oral na aula.
- interesse e empenho nas atividades propostas.

9 Observações: 
Para possibilitar a realização da atividade prática desta aula, deverá ser requisitada uma sala de informática com computadores com ligação à internet e com o Google Earth.




3. ALEA do Instituto Nacional de Estatística – uma aula de Geografia

O ALEA do INE (Instituto Nacional de Estatística) [4]  é uma base de dados online de domínio público e com acesso livre a conteúdos estatísticos criados pelo Instituto Nacional de Estatística de portugal.

Na sua missão podemos ler:
O ALEA (Ação Local Estatística Aplicada) do INE  – é um projeto de parceria que visa a elaboração e a disponibilização de instrumentos de apoio ao ensino e à aprendizagem da Estatística.

[Tem] o propósito de proporcionar instrumentos relacionados com o ensino, a aprendizagem e, por consequência, a compreensão e a utilização da Estatística, destinados essencialmente a docentes e alunos dos ensinos básico e secundário, mas dos quais também podem beneficiar outros públicos. 
[5]

Apreciação 5R: 

Reter: livre.  
Reutilizar: livre com excepção de uso comercial.
Reeditar: livre.  
Remisturar: livre.  
Redistribuir: livre 
com excepção de uso comercial.


Imagens do website do Instituto Nacional de Estatística - Estatísticas agrícola: 2018. Lisboa: INE, 2019. ISBN 978-989-25-0495-7. Consultado em https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOESpub_boui=358629204&PUBLICACOESmodo=2#.Xf0wGB1VbU8.blogger




3.1. ALEA-INE no ensino secundário

Planificação de uma actividade com uso do REA ALEA-INE:

1. Sumário: 
As principais características da população ativa agrícola nacional.  
Realização de exercícios na base de dados estatísticos do Recenseamento Agrícola do INE. 

2. Conteúdos programáticos:
As áreas rurais em mudança: Quais as características da população ativa agrícola nacional?

3. Questões motivadoras: 
Qual a composição da SAU?  
Quais as desigualdades, por região agrária, na composição da SAU? 

4. Objetivos:
 Caracterizar as categorias de ocupação da SAU.  
Apresentar as desigualdades existentes na composição da SAU.

5. Estratégias metodológicas:
Exploração do Atlas de Portugal (Instituto Geográfico de Portugal, 2005).  
Exploração do Recenseamento Agrícola de 2017.  
Apresentação das regras de construção de sectogramas.  
Divisão da turma em grupos: Cada grupo constrói sectogramas relativos às categorias de ocupação da SAU numa determinada região agrária, a partir de dados estatísticos do Recenseamento Agrícola de 2017 em https://www.ine.pt/xportal/xmain “Recenseamento agrícola - análise dos principais resultados: 2017”.  
Realização da Ficha (elaborada pelo professor): “As principais estruturas fundiárias das explorações agrícolas nacionais”. 

6.Conceitos:
Cultura permanente  
Cultura temporária  
Pastagem permanente  
Pousio Horta familiar

7. Recursos materiais:
Atlas de Portugal  
 Ficha de questões  
Computadores com o Google Chrome  
Material reprográfico (regras para a construção de sectogramas)  
Papel milimétrico / calculadora / régua / lápis / borracha 

8. Avaliação: 
Observação direta na sala de aula:
- participação de forma organizada.
- curiosidade pelas temáticas abordadas.
- interesse e empenho nas atividades propostas.
- qualidade dos sectogramas construídos

9. Observações: 
Para possibilitar a realização da atividade prática desta aula, deverá ser requisitada uma sala de informática com computadores com ligação à internet e com o Google Earth.



4. Sugestão de adaptações a introduzir nos 2 REA seleccionados

Tanto o ALEA do INE como o Google Earth não permitem adaptações ou manipulações não autorizadas. Nem seriam úteis nem funcionais para o uso em sala de aula.


. . . . . . . .

Referências bibliográficas e anotações:

[1] Wiley, David (1998). "Conteúdo Aberto". OpenContent.org. Consultado a 18-11-2019 em https://www.opencontent.org/definition

[2] Google Earth (2019). "Transferir o Google Earth Pro para PC, Mac ou Linux". Google Earth. Consultado a 19-12-2019 em https://www.google.com/intl/pt-PT/earth

[3] Google Earth (2019). "Conteúdo Aberto". OpenContent.org. Consultado a 18-11-2019 em https://policies.google.com/terms?hl=pt-PT

[4] INE (2019). "Ação Local Estatística Aplicada ". Instituto Nacional de Estatística. Consultado a 19-12-2019 http://www.alea.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=268&Itemid=435&lang=pt

[5] INE (2018). "Estatísticas agrícolas (2017". Instituto Nacional de Estatística. Consultado a 19-12-2019 https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOEStipo=ea&PUBLICACOEScoleccao=107660&selTab=tab0&xlang=pt

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