Apenas 3 (sugestivos) repositórios de Recursos Educacionais Abertos

MATERIAIS E RECURSOS PARA E-LEARNING




Entendemos como Recursos Educacionais Abertos (REA):  

Todo o material educacional de licença aberta, disponível gratuitamente para professores e alunos usarem, adaptarem, compartilharem e reutilizarem no estudo, no ensino ou em pesquisas – esta concepção segue o proposto pela OCDE [1].

A presente selecção de 3 repositórios digitais de materiais educativos foi orientada para o público jovem a frequentar o ensino presencial obrigatório ou público geral que procure uma primeira introdução às diversas temáticas.

Para delimitar sumariamente o que é um REA, David Wiley [2] mentor das licenças Creative Commons propôs a política do 5R:
Reter - o direito de fazer, possuir e controlar cópias do conteúdo (por exemplo, baixar, duplicar, armazenar e gerenciar). 
Reutilizar - o direito de usar o conteúdo de várias maneiras (por exemplo, em uma classe, em um grupo de estudo, em um site, em um vídeo). 
Reeditar - o direito de adaptar, ajustar, modificar ou alterar o próprio conteúdo (por exemplo, traduzir o conteúdo para outro idioma). 
Remisturar - o direito de combinar o conteúdo original ou revisado com outro material para criar algo novo (por exemplo, incorporar o conteúdo em um mashup). 
Redistribuir - o direito de compartilhar cópias do conteúdo original, suas revisões ou remixes com outras pessoas (por exemplo, dê uma cópia do conteúdo a um amigo).



REA O Lugar do Real  

Página inicial do website O Lugar do Real, 2019. http://lugardoreal.com/lugar-do-real

O Lugar do Real (http://lugardoreal.com/lugar-do-real) é dedicado ao cinema documental de cariz antropológico e educacional.

Na sua missão podemos ler:
 Lugar do Real é um sítio de visionamento do documentário, de filmes e vídeos escolares e da fotografia documental, disponibilizados para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Esta plataforma está dividida em quatro secções independentes entre si - Lugar do Real, Escolas, Fotomemória e Lab. 
Todos os documentários, videogramas, trabalhos das escolas e fotografias exibidos no Lugar do Real são propriedade dos seus autores e só podem ser utilizados para visionamento pessoal para fins pedagógicos, de investigação e culturais [fins não comerciais]. Para qualquer outro fim, os seus autores ou detentores dos direitos devem ser contactados. 
Apreciação 5R:
Reter: livre com excepção de uso comercial.
Reutilizar: livre.
Revisar: livre com excepção de uso comercial.
Remisturar: livre mas relativo aos parâmetros de partilha pública do youtube.
Redistribuir: livre.




REA Khan Academy  


Página inicial do website Khan Academy, 2019. https://pt.khanacademy.org

A Khan Academy (https://pt.khanacademy.org) é uma organização educacional sem fins lucrativos criada em 2008 por Salman Khan com o objetivo de criar um conjunto de ferramentas online para os seus alunos. A organização produz lições curtas na forma de vídeos. No website há exercícios práticos e materiais complementares para educadores. Todos os recursos estão disponíveis gratuitamente para os usuários do site.

Apreciação 5R: 
Reter: livre mas relativo aos parâmetros de partilha pública do youtube.
Reutilizar: livre.
Revisar: livre com excepção de uso comercial.
Remisturar: livre mas relativo aos parâmetros de partilha pública do youtube.
Redistribuir: livre.




REA TED Ideas Worth Spreading  


Página inicial do website TED Ideas Worth Spreading, 2019. https://www.ted.com

A plataforma TED Ideas Worth Spreading (https://www.ted.com) permite que os usuários gravem qualquer vídeo TED Talk, TED-Ed ou vídeo educacional e criem facilmente perguntas e discussões personalizadas em torno do vídeo. Os usuários podem distribuir essas lições, pública ou privadamente, e acompanhar seu impacto no mundo, em uma turma ou em um aluno individualmente.

Podemos ler no Nossa Missão:
[E]spalhar ideias: Incentivamos a comunidade TED, organizações sem fins lucrativos, blogueiros, mídia e afins a compartilharem as palestras do TED por meio das mídias sociais e incorporar palestras individuais de maneira contextualmente relevante em sites não comerciais, usando o código incorporado no TED.com. O uso não comercial de TED Talks deve seguir os termos de nossa licença específica da Creative Commons Attribution - NonCommercial - NonDerivative (BY-NC-ND). 

Apreciação 5R: 
Reter: livre mas relativo aos parâmetros de partilha pública do youtube.
Reutilizar: livre.
Revisar: livre com excepção de uso comercial.
Remisturar: livre mas relativo aos parâmetros de partilha pública do youtube.
Redistribuir: livre.


. . . . . . . .

Referências bibliográficas e anotações:

[1] Declaração REA de Paris em 2012. UNESCO. Consultado a 18-11-2019 em http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/WPFD2009/Portuguese_Declaration.html 

[2] Wiley, David (1998). "Conteúdo Aberto". OpenContent.org. Consultado a 18-11-2019 em https://www.opencontent.org/definition

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Luis,

    Gostei muito do "lugar do Real" pois +e bem diferente de tudo que tenho visto... e parece bem interessante para quem gosta e se interessa pela imagem, pela foto, video e cinema ;)

    Temos uma escolha em comum, Khan Academy, do qual eu já conhecia há já algum tempo e no qual até o meu filho já utilizou e foi mesmo muito útil a nível da matemática e continuo a ser "fã" ;). Boas escolhas

    Até já
    Ester

    ResponderEliminar